fbpx
estimular a criatividade

De onde vêm as boas ideias?

Embora a criatividade pareça ser algo natural, nós podemos (e devemos) treinar o cérebro constantemente, para que as boas ideias possam fluir e alcançarmos soluções para os negócios e para a vida.

Pensando nisso, nós fizemos uma lista breve, com algumas dicas para estimular a criatividade. Tome nota!

• Divague

Existe uma concepção muito equivocada sobre ociosidade, que frequentemente a associa com improdutividade e falta de foco. Mas a verdade é que o ócio é um grande aliado das boas ideias. O vazio é necessário para criar novos preenchimentos. 

Aproveite os momentos em que a mente divaga e anote os insights que surgirem, seja durante uma caminhada, ao cozinhar ou mesmo ao brincar com as crianças. 

• Pesquise e beba de várias fontes

A tendência é que a gente sempre consuma o mesmo tipo de conteúdo, de acordo com nossas preferências, certo? Mas é muito importante buscar referências distintas, outras fontes, abrir a mente para o novo. Tentar fugir do famoso “viés de confirmação” vai te ajudar a ver as coisas por outro ângulo. 

• Faça um brainstorming

Também conhecido como “tempestade de ideias”, o brainstorming é uma técnica muito utilizada nas agências de comunicação para encontrar soluções específicas. 

Comece escrevendo tudo o que vier à mente, sem descartar qualquer ideia. Às vezes uma ideia aparentemente ruim, irá te fazer pensar em outra coisa e contribuir para surgir aquele “click”. 

Cada pessoa possui sim seus dons e talentos, mas alguns comportamentos, estilo de vida e a forma como se relacionam com o mundo possibilitam que novos padrões cognitivos sejam desenvolvidos e, assim, aumenta-se a criatividade ao exercitar o pensamento. 

O que você tem feito para encarar as páginas em branco? Por aqui, escrevemos!

No Comments

Post A Comment