O artigo de hoje é uma análise sobre o #recessioncore como comportamento do consumidor em um cenário de incertezas e perante acontecimentos recentes a nível mundial.
Não gostamos de ser portadores de más notícias ou pessimistas, mas como comunicólogas, que trabalham para diferentes empresas e de diferentes nichos, precisamos ficar atentas ao que vemos por aí, certo?
Então vamos começar enumerando alguns fatos: a pré-falência do Silicon Valley Bank, a guerra na Ucrânia, os vários layoffs que aconteceram recentemente em grandes empresas de tecnologia, a popularização das IAs, as mudanças no mercado de trabalho e por aí vai…
Não somos especialistas no assunto e muito menos mestres em economia, mas estamos de olho no CONSUMIDOR, e também no aumento de preços de produtos básicos que usamos no nosso dia a dia. Basta dar uma voltinha no mercado para entender o que estamos falando.
Pensando nesse cenário, trouxemos hoje um novo termo: o #recessioncore. Vem ver!
#RecessionCore
A #RecessionCore é um termo que surgiu na internet para descrever um estilo de vida minimalista e econômico adotado por muitas pessoas durante períodos de recessão econômica. Esse estilo de vida é marcado pela busca por opções mais acessíveis e pelo uso criativo dos recursos disponíveis.
Longe de normalizar a dificuldade em acessar produtos básicos de sobrevivência ou dignidade humana, a análise deste artigo se refere a itens e serviços que, embora importantes e estratégicos, não estão dentro de um escopo vital.
Esse movimento é um reflexo da crise que, quando se torna mais intensa, faz com que as pessoas encontrem maneiras de reduzir seus gastos e se adaptar a uma nova realidade financeira.
Leia também: O marketing, os Baby Boomers e a geração silenciosa
Mudanças no comportamento do consumidor e na estética
Em tempos difíceis, as pessoas buscam alternativas mais baratas para itens como alimentos, roupas e moradia. Elas também podem optar por viver em casas compartilhadas e usar meios de transporte alternativos.
Além disso, o #RecessionCore também incentiva o consumo consciente e sustentável, já que as pessoas buscam reduzir o desperdício e o impacto ambiental de seus hábitos de consumo.
Algumas empresas já começam a entender que o “menos é mais” para alguns consumidores e, mesmo no mercado de luxo, as tendências apresentadas nas passarelas começam a refletir essas mudanças de forma estética: muitas marcas que se apresentaram nos desfiles da temporada inverno 2024,trouxeram propostas mais discretas e atemporais, fazendo um link com uma moda mais duradoura.
Em resumo, a #RecessionCore é uma forma de se adaptar a uma crise de custo de vida buscando opções mais viáveis e atraentes para a vida cotidiana.
Trata-se de um termo que está no radar do Estúdio Letras e tem sido um alerta constante ao criarmos estratégias, planejarmos posicionamentos e prestarmos mentorias, além da própria produção de conteúdo para nossos clientes. Afinal, precisamos entender também como o cliente do nosso cliente irá se comportar hoje e num futuro próximo!
1 Comentário
Aline B.
Publicado em 17:09h, 26 abrilConteúdo excelente!