Você já sabe disso: a verificação no Instagram está aberta para todo mundo. Ou melhor, todo mundo que quiser pagar por ela. O famoso selo azul começou como uma garantia de que os perfis realmente pertenciam àquela celebridade ou àquele influenciador.
Mas, além de garantir autenticidade, garantia uma outra coisa muito óbvia: status. Para receber o selo era preciso “merecer”. E, no mundo de vaidade em que vivemos, ainda que seja preciso se policiar para não cair na tentação de desejar o “acesso vip”, o selo do Instagram promete também algumas vantagens práticas.
E agora você pode comprá-las. Mas será que vale a pena?
Verificar ou não verificar, eis a questão
A resposta direta é: depende. Você quer o selo de verificação para quê?
Se for para trazer um certo senso de autenticidade, de ser reconhecido pela plataforma e para comunicar uma relevância dentro do seu perfil, dos posts e do nicho em que você está, talvez o investimento não seja estratégico. Isso porque o selo azul costumava dar essa ideia, não é? A de fazer parte de uma quase “nobreza digital”. Mas, agora que todo mundo pode comprar, será que a verificação ainda comunica a mesma mensagem?
O questionamento vai muito além do seu perfil. Ele está conectado às profundezas da nossa sociedade. Você ainda ia querer uma Ferrari se todo mundo tivesse uma? E aquele relógio? Aquela bolsa ou seja lá o que for?
Muito do comportamento de consumo das pessoas está relacionado também à negação do próprio consumo. Seja por outros ou seja a si mesmo, pela limitação financeira, principalmente. Afinal, o material da bolsa Chanel realmente é bom (ou melhor, deve ser). Mas vale 30 mil reais? Pouco provável.
E se você se sente assim, não quer dizer que seja má pessoa ou que não tenha entendido nada da vida. Nós somos produtos de uma sociedade que também é assim. Da mesma forma, pensar que isso é uma consequência social não te exime de examinar o próprio consumo e comportamento e avaliar como ele pode ser mais consciente. Talvez a saída seja tentar encontrar um equilíbrio.
Voltando à pergunta central: Quer verificar para o perfil parecer mais interessante, notável, credível? Isso, possivelmente, vai perder o valor. Mesmo porque o que dizem é que será lançado um selo dourado para os “VIPS de verdade” que não precisam pagar por ele. Então, a dica aqui seria a de economizar o seu dinheiro.
Mas, se você quer verificar a sua conta devido às vantagens práticas, vamos a elas:
Vantagens práticas – temos
Existem também algumas regalias que acompanham a compra do selo azul. Pelo menos, é essa a promessa da plataforma.
Acesso a Recursos Exclusivos: Perfis verificados podem ganhar acesso a recursos especiais, como métricas e insights aprimorados, além de serem priorizados nos resultados de busca.
Proteção contra Perfis Falsos: A verificação ajuda a evitar que contas falsas se passem por você e que hackers tenham acesso às suas informações.
Atendimento prioritário caso precise de suporte: Aconteceu algo de errado? Em tese as pessoas com contas verificadas terão atendimento prioritário para falar com a equipe de apoio ao cliente.
Leia também: Threads: a nova rede social que ainda não chegou na União Europeia
Decidiu investir? Passo a passo para solicitar a verificação
As vantagens fazem sentido para você? Então veja como solicitar o serviço dentro do aplicativo e verificar o seu perfil.
1) Acessar a Central de Contas
2) Clicar em “Meta Verified“
3) Fazer as configurações de pagamento
4) Confirmação de Identidade através de documentos pessoais
5) Selfie em vídeo para verificação
Requisitos para a verificação de conta – além de pagar por ela
Para assinar o serviço, não basta apenas fazer o pagamento. A Meta também pede exige que alguns requisitos sejam atendidos para conceder a verificação ao usuário:
- Ter no mínimo 18 anos;
- Ter um perfil com foto do rosto e nome real;
- Um documento oficial pra comprovar quem você é de verdade;
- Manter um histórico bacana de atividades e publicações;
- Ativar a autenticação em duas etapas.
Lembrando que, depois de receber a verificação você não pode mudar o nome de usuário e nem a data de nascimento, e que a conta precisa ser pública.
Valor no Brasil R$55 por mês
Valor na Europa: 16,99€
E por enquanto, não tem assinatura anual, é mês a mês mesmo.
Ah, mas ainda tem como ter a verificação sem precisar pagar por ela
Não está afim do Meta Verified? Você pode tentar outra abordagem: o formulário de solicitação direto no Instagram. Através dele não precisa ser efetivamente famoso, mas tem que ter uma certa notoriedade.
- Vá nas configurações, em “Tipo e ferramentas da conta”, e “Solicitar verificação”. Preencha os campos solicitados, coloque seu nome completo, um documento oficial (pode ser a CNH, RG ou passaporte) e deixe claro porque você merece ser verificado.
- Lista de Espera Pra Ganhar o Selo Azul: E aí você entra na lista de espera. O processo provavelmente vai demorar, mas pode acontecer.
Já vai? Antes, leia também sobre a #RecessionCore: a crise e o comportamento do consumidor em 2023
Sem comentários