fbpx
criatividade

De onde vêm as boas ideias e a criatividade? 3 formas de estimular a criatividade!

Embora a criatividade pareça ser algo natural, nós podemos (e devemos) treinar o cérebro constantemente, para que as boas ideias possam fluir e alcançarmos soluções para os negócios e para a vida.

Pensando nisso, nós fizemos uma lista breve, com algumas dicas para estimular a criatividade. Tome nota!

• Divague

Existe uma concepção muito equivocada sobre ociosidade, que frequentemente a associa com improdutividade e falta de foco. Mas a verdade é que o ócio é um grande aliado das boas ideias. O vazio é necessário para criar novos preenchimentos. 

Aproveite os momentos em que a mente divaga e anote os insights que surgirem, seja durante uma caminhada, ao cozinhar ou mesmo ao brincar com as crianças. 

• Pesquise e beba de várias fontes

A tendência é que a gente sempre consuma o mesmo tipo de conteúdo, de acordo com nossas preferências, certo? Mas é muito importante buscar referências distintas, outras fontes, abrir a mente para o novo. Tentar fugir do famoso “viés de confirmação” vai te ajudar a ver as coisas por outro ângulo. 

• Faça um brainstorming da criatividade

Também conhecido como “tempestade de ideias”, o brainstorming é uma técnica muito utilizada nas agências de comunicação para encontrar soluções específicas. 

Comece escrevendo tudo o que vier à mente, sem descartar qualquer ideia. Às vezes uma ideia aparentemente ruim, irá te fazer pensar em outra coisa e contribuir para surgir aquele “click”. 

Cada pessoa possui sim seus dons e talentos, mas alguns comportamentos, estilo de vida e a forma como se relacionam com o mundo possibilitam que novos padrões cognitivos sejam desenvolvidos e, assim, aumenta-se a criatividade ao exercitar o pensamento. 

O que você tem feito para encarar as páginas em branco? Por aqui, escrevemos!

 

O que mais te deixa criativo?

É importante lembrar que a criatividade é algo pessoal. Um estímulo criativo que funciona para uma pessoa não vai, necessariamente, funcionar para outra. Einstein diz que “a criatividade é a inteligência se divertindo” e por isso nós propomos a pergunta: O que diverte a SUA inteligência?

Uma tarde de música nos ouvidos pode servir como ideia para compor uma trilha autoral. Ver determinado filme pode ser um gatilho para inspiração no trabalho, na decoração, na vida pessoal. O ócio criativo recebe este nome por uma razão: esvaziar a mente, relaxar e abrir espaço para o novo tem uma função fundamental.

Conversas com amigos, podcasts, fazer listas, desenhar, ir a uma exposição, fazer uma viagem… existem tantas possibilidades para deixar a criatividade fluir que nem é preciso ser muito criativo para pensar nelas!

Mesmo as redes sociais, muitas vezes vilãs, podem ser mocinhas neste sentido. Vai dizer que uma olhada no feed do seu Pinterest não rende boas ideias? Inclusive, esta pode ser uma ótima rede para marcas e contas comerciais. Leia mais sobre as possibilidades da plataforma aqui

 

Criatividade para os clientes do Estúdio Letras

É.. por aqui precisamos ser constantemente criativos. Desenhar estratégias de comunicação únicas, sites personalizados, novas logos, criar conteúdo para redes sociais e blogs. Inclusive, fizemos parte de uma revista sobre criatividade no Instituto Inspiralante. Que tal ler e ter novas ideias? Você pode fazer o download aqui e conferir, entre outras ótimas contribuições, um artigo especial do Estúdio Letras.

 

 

Sem comentários

O que você acha?